Primeira insulina inalável do país


A Anvisa autorizou a comercialização da primeira insulina inalável do país.

📌Batizada de Afrezza, a nova insulina é comercializada em pó, em cartuchos com três tipos de dosagem. Para utilização, o paciente com diabetes deve encaixar o cartucho no inalador e aspirar o pó. A substância chega ao pulmão e é absorvida pela corrente sanguínea, onde cumpre a função de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Hoje, as insulinas disponíveis no mercado brasileiro são todas injetáveis.

🔊A insulina inalável pode ser usada tanto por diabéticos tipo 1 como tipo 2, porém ela só é capaz de substituir as aplicações de insulina de ação rápida ou ultrarrápida, também chamadas de bolus. Esse tipo de insulina é utilizada geralmente antes de cada refeição, quando o organismo precisa de um volume maior do hormônio para compensar o açúcar ingerido.

➡️O outro tipo de insulina, a basal, de ação mais lenta, é geralmente aplicada somente uma vez por dia e não poderá ser substituída pelo produto inalável!

🛑Apresenta algumas limitações por ter pouca variedade de dosagens, é contraindicada para pacientes com problemas pulmonares e menores de 18 anos ( não foi estudada nessa população).

📍 A facilidade de manuseio e uso da Afrezza representa um avanço na qualidade de vida dos pacientes.

Comentários