As práticas do estilo de vida e hábitos relacionados à saúde estão entre os fatores determinantes mais importantes da saúde de uma população.
Mudar hábitos nocivos é fundamental para o cuidado médico, prevenção de doenças e promoção da saúde.
A relação de confiança entre o médico e o paciente, junto com o apoio da família, de uma equipe interdisciplinar e da comunidade são a chave para a melhoria dos hábitos relacionados à saúde e resultados em qualidade de vida.
Alimentação saudável é um fundamento importante da saúde, sendo o tratamento (ou a causa) de uma grande variedade de doenças.
Dê preferência a alimentos de origem vegetal, naturais e integrais. Minimize alimentos superprocessados.
É importante consumir uma ampla variedade de vegetais, incluindo cereais integrais, hortaliças, leguminosas (como feijões, lentilhas e grão de bico), frutas, castanhas, sementes e especiarias.
Todas as pessoas devem ter uma alimentação saudável, regulando a quantidade de doces e gordura ingeridos, por exemplo. Isso ajuda a manter o peso saudável. E sempre é bom lembrar: se você está acima do peso considerado ideal para o seu perfil, emagrecer vai ajudar muito no controle da doença. E, mesmo que você não chegue ao peso ideal, uma perda de 10 a 15% já representa uma vida muito mais saudável. Pense nisso!
FONTE: COLÉGIO BRASILEIRO DE MEDICINA DO ESTILO DE VIDA