Testosterona no homem: o que você precisa saber!


A testosterona é o mais importante hormônio sexual produzido pelo homem.

Existem, sim, situações legítimas, diagnosticadas por um médico, em que se deve usar a testosterona. Nos casos em que há deficiência desse hormônio, o uso traz inúmeros benefícios ao homem, melhorando a qualidade de vida e a saúde.

Por outro lado, infelizmente, a testosterona é usada por homens saudáveis, sem qualquer indicação médica, com o objetivo de ganho de massa muscular, melhora do desempenho sexual e efeito antienvelhecimento. A testosterona não está aprovada para uso nessas situações e seus riscos são maiores que seus benefícios, incluindo infertilidade, problemas cardíacos, hepáticos e prostáticos.

Portanto, o uso da testosterona deve ser feito nos casos em que há deficiência confirmada e sempre sob supervisão médica. O tratamento deve ser monitorizado periodicamente e cada consulta deve reconsiderar riscos e benefícios. Não desperdice sua saúde!
Hormônio deve ser usado com indicação.

Fonte: SBEM

Comentários

  • ALAN RIGO DE ALMEIDA disse:
    alguns consensos médicos de alguns países tem diferentes pontos de corte quanto a quantidade ideal de testosterona , no meu caso tenho 44 anos e minha testo é de 330, mas tenho sentido muitos sintomas ruins relacionados a essa baixa. Meu caso não é hipogonadismo, mas teria indicação para uma reposição devido aos efeitos negativos dessa baixa??
    15/03/2021 | Responder